APICHATPONG
foi assim. eu pedi 3 dias no estágio porque eu tinha porque tinha que ver o apichatpong, claro. ele tava em portugal, a poucas horas daqui, e era provavelmente a única chance de vê-lo que eu terei na vida. mais, de vê-lo falar sobre o seu trabalho, dar uma masterclass. fui até o porto de camioneta e até vila do conde de metro. cheguei e a primeira pessoa que eu vi foi ele, sentado no café do auditório municipal. rindo. ganhei o dia, o mês e o ano. comprei meu passe pro festival e essas coisas. comi uma baguete ali perto e voltei. a masterclass foi linda. ele é tímido, mas fala muito bem. mostrou pedacinhos de filmes e fotos do próximo que ainda não saiu. fim da masterclass, sento-me no café pra ler e beber qualquer coisa. vem ele e senta-se à mesa ao meu lado. fiquei tipo uma hora tomando coragem pra pedir a ele que assinasse meu dvd. mas, raios, eu tinha levado o dvd exatamente pra isso e me acharia uma idiota se não pedisse. ele estava tão perto, bolas. me levantei. "posso pedi-lo que assine meu dvd?", perguntei eu. "claro!", foi a resposta dele. ele se levantou e se sentou na minha mesa. devo ter ficado vermelha e muito feliz. batemos um papo, ele me perguntou onde eu tinha comprado aquilo, comentou que o dvd era americano, coisas do tipo. falamos da masterclass. ele perguntou de onde eu era. falamos um pouco e eu agradeci. ele voltou pra a mesa dele e eu fiquei ali sentada e nas nuvens. daí a pouco volta ele e pede meu dvd pra mostrar a um garoto que provavelmente o tinha perguntado onde arrumar os filmes dele e tal. tão fofo.
depois disso eu o via de vez em quando naquele café ou tirando fotos e filmando com sua camerazinha no jardim, perto do rio.
um dia ele desapareceu. numa das sessões da mostra dele um dos caras do festival disse que ele tinha ido embora porque no dia seguinte era aniversário dele e ele queria passar o aniversário com... os pais. em casa. hahaha, que lindo.
as sessões da mostra aichatpong foram uma das coisas melhores do festival. é que além de ter a masterclass e passar blissfully yours (que eu não vi porque ainda não tinha chegado a vila do conde) teve curtas dele e curtas tailandeses escolhidos por ele: uma sessão de curtas independentes contemporâneos tailandeses (do grupo thaiindie) e coisas para a tv, que eram muito engraçadas! foi muito divertido, além de tudo.