estou?
 

 

todo mundo que viaja tem que ter um blog. se é pra portugal, então, é indispensável que o título do blog seja uma piadinha. aqui estou eu. está lá?

 
 
   
 
sexta-feira, março 31, 2006
 
fotinhos ficam pra amanhã=)
 
fiquei maravilhada ouvindo as histórias de viagem do vlad com a paula e do fábio com a érica. os dois casais ficaram alguns poucos dias fora (2, 3 semanas). o fábio e a érica foram a paris e a londres. muito figuras! eles se inscreveram no site do hospitality club em que você se propõe a receber outras pessoas na sua casa e a ser recebido. fim das contas: passaram 3 dias na casa de uma mulher e 3 na casa de outra em paris, nenhuma das quais eles tinham visto alguma vez na vida. e o melhor de tudo: as mulheres não falavam inglês e eles não falam uma palavra de francês! hahaha. ria muito com eles contando. a mulher de uma das casas deixava a chave de casa com eles pra eles poderem sair e chegar quando quisessem, a outra fazia janta pra eles... ê folga! depois eles foram a londres e passearam pra caramba. deve ter sido muito legal porque ficar muito pouco tempo é sempre corrido, então ficar 6 dias em cada cidade acho que é um tempinho bom. eles que não são bobos nem nada tiraram mil fotos no museu de cera, aquelas mais bobas mas que todo mundo quer tirar... muito foda.
vlad e paula foram dar um giro por aí, itália, espanha... rodaram muito a itália de trem. fiquei fascinada com as coisas que eles contaram, eles tão muito contentes. o vlad me contou que ficou arrepiado quando saiu do metrô em roma, na estação coliseu, e olhou o coliseu e ele estava ali! em frente! imaginem, ele disse que é uma coisa linda, emocionante mesmo. eu não tinha idéia que essa porra ficava no meio da cidade! e é! no centrão mesmo. deve ser muito foda. depois eles contaram de pompéia, que segundo eles é a coisa mais maravilhosa do mundo. que é fantasmagórica, meio assustadora mesmo, que tem tudo tudo tudo na cidade mas em ruínas... que você vê utensílios nos banheiros, tinta nas paredes, esse tipo de coisa. tem a idéia de uma coisa em pleno funcionamento e que de repente virou cidade fantasma destruída. e que é gigante, eles se perderam lá dentro e tudo... imaginem os dois, figuras como são, "roubando" o guia dos outros: eles chegavam perto de um grupo de japas e ficavam fingindo que tavam fazendo alguma coisa ou se beijando e ficavam lá ouvindo as explicações do guia em inglês. hahaha. turista sem grana mas esperto! daí quando eles me contaram de veneza foi uma revolução. eu imaginava outra coisa totalmente diferente! eles disseram que o grande canal não é muito largo, que é mais estreito que a rua de 4 faixas que tem em frente ao tejo aqui em lisboa. que na hora do rush dá engarrafamento de vaporeto... vaporeto da polícia, ambulância... hahaha muito foda. e que em veneza é tudo pequenininho, alguns canais são mesmo fiozinhos de água... deve ser lindo.
bem, o velho papo: a biblioteca vai fechar. vou ver se consigo ir pro computador do gabinete de produção. =)
 
é engraçado como algumas coisas passam aqui antes daí e outras muito depois. por exemplo, ontem estreou ninguém pode saber (aqui se chama "ninguém sabe") do kore-eda. só se for pra chorar só lendo a crítica no jornal.
 
(não tenho tido tempo de ir ao cinema, como é óbvio, mas nos últimos 15 mil dias dei uma fugidinha e vi esse do pasolini e king kong da década de 30, que não só é muito divertido como é também uma aula de história do cinema).
 
acattone. como alguém (pasolini) pode fazer um primeiro filme assim?
 
também tem uns 15 dias ou coisa assim que o joão, um dos nossos colegas aqui da escola (muito gente fina) partiu pra fazer um intercâmbio em buenos aires! fiquei muito feliz, acho mesmo que um intercâmbio no hemisfério sul pode fazer muito bem pra ele e pros nossos outros coleguinhas daqui, outro esquema de viver e de pensar etc. (assim como vir pra cá faz certamente muito bem pra nós). =)))
 
então, outro dia eu ia falar do niklas.
o niklas é um amigo nosso daqui que é sueco. a gente conheceu ele por causa do bernardo (o portuga que mora com a gente) e de vez em quando sai junto. muito gente boa... daí é muito engraçado que ele é sueco e já morou no brasil, mais precisamente em vitória, e os portugueses falam pra ele: "epá, comé que tu és sueco e fala brasileiro?". haha, muito foda. ele é muito doido. e é engraçado que ele já tá aqui há um tempinho e continua falando "brasileiro" (o vlad, por exemplo, já fala "tás a ver?" mesmo conversando comigo!). daí outro dia fomos a um barzinho e ele, o niklas, falou qualquer coisa do tipo: "pô, bicho, o fulano tá pegando uma cerveja". eu ri e falei que ele não fala só brasileirês, mas capixabês, coisa que ele não sabia. foi pra uma festa na casa dele que eu levei o jornalzinho sueco com a foto de um gato na capa pra ele me explicar o que era aquela manchete, que coisa tão importante pode acontecer com um gato pra ser capa de jornal em estocolmo. ele morreu de rir e explicou que era o problema dos gatinhos que as pessoas dão de presente de natal e que depois são abandonados (historinha que eu já contei aqui) e me disse: "pô, bicho, mas esse jornal é meio esquisito, hein?". mó figura.
 
aqui eles têm muitos problemas nos dentes. não sei o que é, se é genético pelo menos em parte ou se têm menos costume de usar fio dental (não tenho a menor "ideia"), mas o "facto" é que eles vivem com dores de dente e problemas e não sei o que mais e perdem dentes muito novos (vários colegas nossos já não têm alguns dos dentes, geralmente os mais de trás) e já surgiu um papo de canal e não sei o que e eles estranharam quando eu disse que nunca tinha feito...
 
estações do ano. incrível, elas existem mesmo.
 
primeiro vai uma imagem achada na net, porque não resisto. adoro os elétricos! é das coisas que me deixam feliz, junto com as árvores portuguesas e o rio...
 
ai, meu deus. fotos? juro que já as tinha no computador desde aquele dia e que só não pus aqui ainda porque não tive tempo de respirar! uma folguinha agora e vou tentar fazer qualquer coisa aqui. na quinta-feira que vem começamos a filmar o filme de que sou assistente de direção, por isso tou nessa maluqueira. filmamos 3 maquetes, o que significou que além do trabalho todo que um filme exige tinha também o trabalho de fazer filminhos em vídeo toda semana e de eu montar, já que os restantes elementos do grupo não sabem mexer no avid (é bom poder falar isso, como se eu soubesse...). não tenho tido fim-de-semana e hoje vou varar a noite trabalhando também, mas tá legal e tudo bem! ando meio perdida mas os colegas de casa têm sido fofos. não aguento mais falar no telefone! vamos ver se consigo colocar fotinhos aqui antes que o telemóvel apite de novo=)

terça-feira, março 21, 2006
 

ver se amanhã tenho tempo de pôr as novas fotinhos... =))

sábado, março 18, 2006
 
arrá! li no jornal esta semana:

FORMARAM-SE IMENSAS BICHAS PARA VER A EXPOSIÇÃO DE FRIDA KAHLO NO CCB.

peguei-os nos flagra!
 
"mil milhões de euros"

e eles ainda pensam em escudos. "quanto custa isto?", "300 contos".

quinta-feira, março 16, 2006

sábado, março 11, 2006
 
(a turma do curta de que sou assistente de direção é gente boa).
 
filme novo do cronenberg = obra-prima

sexta-feira, março 10, 2006
 
respondendo à pergunta da mamãe ali embaixo: há muitos bondes aqui em lisboa! mas aqui eles chamam de elétrico ("um elétrico chamado desejo"). eles são lindos, estão em pleno funcionamento... adoro andar de elétrico, quase não ando. sempre que eu pego um, durante o percurso há carros parados na linha do elétrico e eles têm que "buzinar" (blebleblem!) e a pessoa vem e tira o carro... sempre! na minha rua mesmo passam elétricos. e há os chamados elevadores, que são espécie de bondinhos tipo o de santa teresa, que sobem uma ladeira, qualquer coisa assim (por exemplo o elevador da bica, perto de casa).
 
esta é pra a mamãe: aqui eles usam mais vírgulas entre o sujeito e o predicado do que a gente aí. e usam mesmo nos jornais o pretérito imperfeito no lugar do futuro do pretérito: "fulano gostava de conhecer fulana" no sentido de "gostaria". às vezes me causa a maior confusão...
 
(o problema da imigração aqui em portugal é mesmo grave, por isso aquela coisa de serem meio xenófobos e tal. eles estão invadidos... só se ouve sotaque mineiro e angolano nas ruas. o curioso é que eu li no jornal que os imigrantes não são causa de desemprego entre os portugueses, porque aqueles pegam empregos que estes não querem. imagina se se poderia falar nesses termos no brasil... mas soube de uma coisa: há mais portugueses morando em luxemburgo do que o que representa o resto da população. sabem como é, o maior salário mínimo do mundo... mas alguns têm quebrado a cara. pois é, tá difícil em todo lado).
 
A PERCEPÇÃO = APRECIAÇÃO

CONCEPÇÃO = CONCESSÃO
 
perdi a ante-estréia do manoel de oliveira mas hoje o filme (O ESPELHO MÁGICO) estréia e espero poder vê-lo no fim-de-semana. a ante-estréia de hoje na cinemateca é do filme do cronenberg (UMA HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA) e espero conseguir ingresso, vou já pra lá (semana passada eu resolvi ir ver CRASH - não confundam com a bomba do oscar, hehehe - mesmo com mil coisas pra fazer porque sempre quis ver esse filme no cinema e precisava desestressar, mas cheguei lá e os ingressos tavam esgotados). daí hoje também estréia O MUNDO, do jia-zhang-ke (de quem já sou fã mesmo tendo visto só PRAZERES DESCONHECIDOS). e outras coisas, como GHOST IN THE SHELL 2. mas ainda preciso ver as outras coisas importantes que eu perdi, como CAPOTE e BOA NOITE E BOA SORTE. enfim, preciso de tempo livre.
(também tem a frida, a paula rêgo, o cildo meireles, o bruce nauman e outros me esperando, e tem o castelo e sintra e...).

quinta-feira, março 09, 2006
 
(meus colegas de classe estão jogando playstation na sala de projeção. isso sim é entretenimento).
 
(com algum atraso mas tá valendo: tirei do blog do fábio - queticket.blogspot.com -, escrito a 31 de janeiro deste ano)

"Neve!




Ok, OH MY GOD!!

Domingo, eu e Érica fomos ao Palácio de Queluz (15 km de Lisboa) e tava chovendo e loucamente frio e ventando bizarramente. Ok, nada nos parava. Aí, estamos lá, vendo um exposição bizarra dentro do Palácio e eu olho pela janela e vejo algo estranho.

- Érica, está nevando.
- Hã?
- Érica, está nevando.
- Ai, Fábio, claro que não, aqui não neva.
- Érica, está nevando.
- Isso é poeira.
- Érica, ESTÁ nevando.
- OH MY GOD!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

terça-feira, março 07, 2006
 
vou jantar. depois falo um pouquinho sobre o niklas, o sueco com sotaque capixaba. hehehehe.
 
li hoje no jornal do metro:

- time feminino de "râguebi" ganha num sei que não sei das quantas.

- paula rêgo pinta o retrato oficial do novo presidente da república.

segunda-feira, março 06, 2006
 
OK. a primeira coisa a dizer é que EU NÃO VI O OSCAR. isso não quer dizer que eu não tenha acompanhado os prêmios ao vivo. pois é, eu OUVI O OSCAR NO RÁDIO. pelo menos até por volta das 4 da manhã, quando não agüentei e dormir sentada, quando até ator e atriz já tinham sido anunciados. acordei um tempo indefinido depois e aquilo já tinha acabado, fiquei desesperada pra saber quem é que tinha ganhado pra diretor e filme. às 9 e tal da manhã, quando tomava banho pra ir pra a escola, recebi uma mensagem no telemóvel me dizendo aquilo que eu não queria ouvir. pois é, a grande bomba do ano foi eleita melhor filme. que raiva, cruzes. eu não tinha visto capote e nem ponho lá grande fé, boa noite e boa sorte eu também ainda não consegui ver. brokeback moutain é um bom filme e não muito mais pra mim. e aí tinha munique que era desde sempre o meu filme do coração no oscar e aquele pro qual eu torceria muito e que eu sabia que provavelmente não ganharia nada e que eu ficaria muito muito feliz se ganhasse. agora, crash não dá. aquela bomba piegas me fez crer que o argumentista de million dolar baby nunca deveria ter estreado na direção. e, claro, me fez ver mais uma vez o quão genial o clint eastwood é. roteiro original também foi pra ele, que merda, e edição... não dá, não dá.

sábado, março 04, 2006
 
dormi bem como não dormia há tempos. sonhei com o vitinho e com praia. acordei um minuto antes de o despertador despertar. tivemos casting. andei de skate. fui chamada para uma festa. toquei trompete mesmo sem saber. perdi a ante-estréia do filme do manoel de oliveira. talvez consiga um emprego. talvez não veja o oscar. ainda não vi a frida. é aniversário de dois andrés queridos. vontade de ir ao cinema. preguiça e muito trabalho.
 
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!

(trecho de poema do vinícius de moraes que mamãe enviou comentando o uso de "saber" como saborear)

 

 
   
  This page is powered by Blogger, the easy way to update your web site.  

Home  |  Archives